Juan Martin Del Potro, que é o cabeça de chave 5 mas ocupa atualmente o lugar que seria de Nadal na chave após a desistência do espanhol, terá uma estréia boa, dará para testar bem seu jogo, pois o Clement chegou às quartas de final em 2008 e pode até endurecer, mas acredito no jogo cada vez mais potente de Del Potro. Em seguida o argentino deve ter o campeão de 2002, Lleyton Hewitt, que na estréia enfrentará Robby Ginepri e é favorito, o australiano é bom na grama e pode complicar para Delpo, ainda que ache o argentino muito mais preparado. Numa eventual terceira rodada, Del Potro teria o russo Dmitry Tursunov, que vem do titulo em Eastbourne, mas parece ter sentindo uma lesão na partida final, ou seja, não estará em plenas condições e corre risco de nem chegar a esta fase, por isso Zverev também finta como um bom nome. Mas desafio bom para Del Potro estará hipotéticamente nas oitavas de final, onde pode encontrar Radek Stepanek com seu estilo saque-voleio, ou até Ferrer, caso o espanhol consiga voltar a jogar o que sabe. Nesse mesmo quadro temos Andy Roddick, outro que considero muito forte principalmente pelo saque que tem, já fez final por aqui em 2004 e 2005, mas dessa vez tem estréia complicada contra o francês Chardy que também é bom sacador, caso passe como deve acontecer, Roddick pode ter a jovem promessa búlgara, e na terceira rodada talvez Jurgen Melzer e sua boa qualidade na grama, ou até Benjamin Becker, que ganhou o ATP de Hertogenbosch e está embalado. Nas oitavas o tcheco Berdych e o russo Davydenko podem aparecer no caminho do norte-americano, também favorito a ir às quartas e ter jogo eletrizante contra Juan Martin Del Potro.
Agora o quadro de Andy Murray, que está alucinado para quebrar um tabu que já dura incríveis 73 anos, pois o último britânico a vencer em Wimbledon foi Fred Perry em 1936. Andy estréia contra Kendrick e não deve ter dificuldades, mas na segunda rodada o letão Ernests Gulbis apesar da má fase é um nome que pode ser a assombração do escocês, ele saca forte e bate firme na bolinha, tenista de muito talento que ainda não engrenou o que poderia e esperavamos dele. Outro alto e bom jogador é o sérvio Troicki, mais provável adversário de Murray na terceira rodada, mas não descartamos o Taylor Dent e seu saque-voleio, sempre muito bacana de se acompanhar, principalmente na grama. Chegando nas oitavas Murray pode encontrar o suíço Wawrinka ou então Safin, ambos devem se encontar na terceira rodada num jogo que promete, e o russo despede-se da grama onde conseguiu ano passado incrível semifinal, ele vai se aposentar neste ano.
No quadro onde temos o potêncial adversário de Murray nas quartas, está presente o brasileiro Thiago Alves, que na estréia enfrenta o "quase aposentado" Andrei Pavel, e tem boas possibilidades de vitória, para então enfrentar na segunda rodada o francês cabeça 8, Gilles Simon, que não vive boa temporada e corre risco na estréia contra Reynolds. Caso Alves consiga chegar numa terceira rodada - difícil mas não impossível - teria um encontro talvez com Hanescu, mas pode fintar o Lapentti, o fato é que a chave não é das mais fortes, se o Alves fosse um cara com experiência na grama poderiamos até pensar nas oitavas, mas é bom primeiro tentar passar do Pavel e assim sucessivamente. Mas nesse quadro nínguem é mais forte do que o chileno Fernando Gonzalez na minha opinião, ele vem jogando muito tênis, tem o melhor forehand disparado do circuito e a chave é boa, tem condições de ir as quartas e enfrentar hipotéticamente o Murray.
Primeira parte do quadro já analisada, agora vamos para o terceiro quarto, onde se encontra Novak Djokovic, que terá bom teste na primeira rodada contra Benneteau mas passará sem maiores problemas, assim como na segunda, onde deve ser mais baba ainda. Na terceira as coisas começam a ficar interessantes, já vejo um encontro de Nole contra Fish ou contra seu compatriota Tipsarevic. Contra ambos Djokovic é favorito, e também seria num eventual duelo contra Rainer Schuettler nas oitavas, mas claro, o alemão fez semifinal ano passado, não é nenhum bobo e pode complicar a vida de Nole. O sérvio teve a sorte de ver Del Potro sair de seu caminho na chave, pois o argentino seria teu adversário - isso uma hipótese - caso Nadal não tivesse desistido e feito com que a chave mudasse. Bom, mas Djokovic pode encontrar nas quartas Marin Cilic, o croata está num quadrante muito forte, com Sam Querrey e Ljubicic jogando na primeira rodada para ser o provável adversário dele na segunda, pior ainda é se ele ver na terceira rodada, desde Llodra até Tommy Haas, jogadores experiêntes e que devem deixar o croata louco caso os enfrente. Mais acima temos James Blake, Seppi, Andreev, entre outros que não são lá grandes nomes para o torneio, mas nunca se sabe, a grama sagrada sempre apronta suas surpresas.
E para finalizar vamos a parte inferior onde temos o maior candidato ao titulo do torneio, o suíço Roger Federer, que na estréia deve passear contra o Lu, e na segunda rodada ter um treino de luxo contra o bom espanhol Garcia Lopez, mas nada que o assuste, já que seu primeiro teste deve vir na terceira rodada, o alemão Philipp Kohlschreiber, que perdeu para Federer na grama de Halle ano passado, mas deu trabalho, porém num jogo melhor de 5 sets o suíço é pleno favorito e deve passar bem, e ter nas oitavas o reencontro com Robin Soderling, que estréia contra Muller, ou então Feliciano Lopez, o espanhol do saque-voleio que tem jogo interessante para a grama e atingiu as quartas de final do torneio tanto em 2005 como em 2008, e pode complicar. Apesar de tudo isso o tenista da Basiléia ainda é favorito, e nas quartas pode ter desde o estilo agressivo de Tsonga, até a chuva de aces de Ivo Karlovic. O francês tem estréia fácil, mas pode ter o bom Bolelli na segunda rodada e o próprio Karlovic na terceira, isso é, se o croata chegar lá, já que no seu quadro temos Frank Dancevic, o canadense que gosta da grama e eliminou o Nalbandian ano passado. Fernando Verdasco é outra possibilidade, o espanhol jamais chegou às quartas de final, e quer isso, mas acho difícil pelo que apresentou nos preparatórios de Londres e Eastbourne.
Enfim, Federer é o mais forte candidato ao titulo, ao que tudo indica Novak Djokovic seria teu adversário num duelo de semifinal, mas como o sérvio caiu precocemente na edição de 2008, nomes como o do jovem e sacador Marin Cilic podem aparecer como uma boa surpresa, enquanto do outro lado tudo leva a crer num encontro eletrizante entre Roddick e Del Potro já nas quartas, para então definir o adversário de Murray, grande favorito para isto, alías, o britânico e Federer seriam os maiores cotados para a final, o que representaria uma disputa pelo número 1, caso Murray seja campeão frente a Federer, Nadal permanece líder, mas com Murray bem perto de tomar esse lugar do espanhol, caso contrário, o suíço volta ao topo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário