Em sua melhor apresentação na Copa das Confederações até o momento, o Brasil derrotou a Itália por 3 a 0, com dois gols de Luís Fabiano e outro contra, e selou a classificação para as semifinais do torneio, em que terá a anfitriã África do Sul, do técnico brasileiro Joel Santana, como adversária. De quebra, o triunfo nacional deste domingo no estádio Loftus Versfeld, em Pretoria, tira da disputa os atuais campeões mundiais.
Foi a segunda vitória do time de Dunga sobre a Azzurra neste ano, já que a seleção abriu a temporada 2009 com triunfo por 2 a 0 em partida amistosa contra os italianos disputada em Londres, em fevereiro passado. No saldo geral do confronto em 2009, goleada de 5 a 0 a favor dos brasileiros.
Derrotada por larga margem de gols, a Itália viu a segunda vaga da chave ficar com os EUA. Os norte-americanos derrotaram o Egito neste domingo por 3 a 0, no outro jogo do grupo B, e conseguiram uma classificação improvável, depois de duas derrotas seguidas nas rodadas iniciais. Os EUA acabaram com vantagem no desempate contra os italianos nos gols a favor (as duas equipes, além do Egito, fecharam a fase com 3 pontos somados; os egípcios ficaram em desvantagem no saldo).
O encontro em Pretoria também foi o primeiro entre as seleções que mais venceram Copas em torneios oficiais da Fifa desde 1994, cuja lembrança também agrada mais aos brasileiros.
Maicon, André Santos e Ramires começaram o jogo no time, nas vagas de Daniel Alves, Kléber e Elano, trio que iniciou o torneio entre os titulares, em mudanças que apontam um novo perfil do time de Dunga para as finais da Copa das Confederações.
No jogo deste domingo, o capitão Cannavaro alcançou a marca de 126 jogos pela seleção italiana e igualou o número do ex-zagueiro Paolo Maldini. Mas certamente o feito não compensou a derrota e a eliminação, em uma campanha decepcionante dos campeões do mundo, que também foram batidos pelo Egito no torneio.
A primeira boa chance da seleção aconteceu aos 6min, quando Luís Fabiano arrancou pelo meio e serviu Ramires, que acertou a trave. Aos 15min, o camisa 9 perdeu dividida com Buffon na área italiana.
Ainda aos 23min, o Brasil ficou sem Juan, que deixou a partida lesionado. Assim, Dunga queimou precocemente sua primeira substituição ao mandar Luisão a campo. Quatro minutos mais tarde, Camoranesi assustou Júlio César em chute de longe, que saiu sobre o travessão.
Pouco depois, aos 33min, Lucio quase marcou em duas jogadas de escanteio seguidas. Primeiro, o zagueiro brasileiro acertou a trave após 'entortar' adversário. Depois, exigiu grande defesa de Buffon.
O primeiro gol brasileiro, que já parecia próximo, enfim saiu três minutos depois, quando Luís Fabiano interceptou um disparo de Maicon e, em posição legal na área, bateu cruzado na saída de Buffon.
O camisa 9 da seleção voltou a marcar apenas seis minutos mais tarde, em um belo contra-ataque que também teve a participação de Robinho e Kaká. Mas o castigo aos campeões mundiais ainda não tinha acabado no 1º tempo. Em mais uma jogada em velocidade, Robinho arrancou pela esquerda e cruzou para Ramires, mas o italiano Dossena cortou o passe no meio do caminho e acabou marcando contra.
No segundo tempo, a seleção foi pressionada pela Itália, que não conseguiu um gol, na briga pela classificação contra Egito e EUA. O time de Dunga ainda perdeu a oportunidade de aumentar o placar ao abusar da displicência em contra-ataques.
Melhor do grupo B e com 100% de aproveitamento na primeira fase, o Brasil agora volta a campo na semifinal contra a anfitriã África do Sul na próxima quinta-feira, 15h30 (horário de Brasília), em partida agendada para o estádio Ellis Park, em Johanesburgo. O vencedor do confronto encara na decisão o ganhador do duelo Espanha x EUA, jogo que acontece na próxima quarta em Bloemfontein.
Fonte: Uol Esportes
Postado por Jader Magri
Estou lendo: Brasil dá show, elimina a Itália e está na semifinalVia: Vadiagem TotalTweet Isso!

Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Que grande vitória do Brasil, muito bem na partida, o primeiro tempo foi totalmente dominado por nós, o Luís Fabiano fez dois gols e o Dossena marcou contra, sem contar as duas bolas na trave e a defesa de Buffon num chute do Lúcio, outro cada vez mais importante na equipe. No segundo tempo já era de se esperar um relaxamento natural do time brasileiro, o importante é que não tomou gol e já eliminou uma equipe forte, a Itália, que não vem bem. Mais surpreendente ainda foi a classificação dos EUA, que ninguem esperava, quando todo mundo esperava Itália ou Egito, os norte-americanos surpreenderam, e pegam a Espanha.
Postar um comentário